terça-feira, 25 de março de 2008

1ª vitória da Jornada de Lutas: Em São Paulo. Pernambuco se Prépara pra sua.


A Jornada no estado também inclui a luta por mais verbas para a educação e gestão democrática nas universidades e escolas

Depois da pressão exercida por entidades do movimento social e estudantil, o governador José Serra anunciou esta terça-feira, o fracasso do leilão da Companhia Energética de São Paulo (Cesp). A decisão foi considerada uma vitória para o movimento estudantil paulista que pautou a privatização da estatal para a manifestação desta quarta-feira (26) na capital paulista.

"Vamos realizar um ato em comemoração a essa vitória, mas nos manteremos atentos a qualquer tentativa de privatização de empresas brasileiras", anunciou o presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), Arthur Herculano.

Esta quarta-feira, cerca de 5 mil estudantes sairão às ruas da capital em passeata para reivindicar mais verbas para a educação e uma gestão mais democrática nas universidades e escolas.

A manifestação tem concentração marcada para as 8h, na praça da Sé, e terminará com um ato em frente a BOVESPA. Segundo o presidente da UPES, entidade que organiza a Jornada de Lutas juntamente com a UNE e a UBES, "a maior capital do País, também tem a educação com um de seus piores índices e é pela melhoria nestas condições que os estudantes paulistas pretendem lutar".

Essa é a etapa paulista da Jornada de Lutas da União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) que promovem até dia 28 de março, uma série de manifestações que acontecem em todas as capitais do Brasil.

Sobre a Jornada
A Jornada já é uma tradição das entidades que a cada ano, sempre no mês de março, elege um tema relacionado à educação, que esteja na ordem do dia. Este ano a Jornada de Lutas elegeu as seguintes bandeiras: fim da Desvinculação das Receitas da União (DRU); gestão democrática nas escolas; aumento nas verbas, com 10% do PIB para a educação; limitação do capital estrangeiro nas universidades brasileiras; mais qualidade e acesso ao ensino superior.

Além das bandeiras que nortearão as manifestações pelo Brasil, a Jornada também relembra os 40 anos da morte do estudante secundarista Edson Luis, assassinado no restaurante Calabouço, em 1968, pela ditadura militar.


PERNAMBUCO

No bairro do Jordão nessa quarta (26) as 10h será inaugurado um canal pelo nosso Presidente da República ; Luiz ínacio Lula da Silva (Lula). e o Governado de Pernambuco Eduardo Campos.

E será nessa quarta a Jornada de Luta de Pernambuco com representações da Ubes.Umes. UEP. entre outras
os cordenadores do Ato dizem que teram cerca de 300 jovens. esse ato será entregue nas mãos do proprio Lula. com revidicações .

Alguns topícos :

Limitações no capital estrangerios de Universidades.

Acesso ao ensino Superior.

Qualidade de Ensino

E claro a UJS estará presente brigando a Favor da Juventude.




Nenhum comentário: