segunda-feira, 24 de março de 2008

Estudantes protestam contra EUA em Brasília


Nesta quinta-feira (13) a fachada do Palácio do Planalto foi palco da manifestação de diversos estudantes contra a visita da secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice.

A concentração teve início em frente à Catedral de Brasília, Esplanada dos Ministérios e em seguida Palácio do Planalto, local do encontro da Condoleezza com o presidente Lula e o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

De acordo com uma entrevista cedida ao Portal G1 da Globo, a presidente da UNE, Lúcia Stumpf, afirma que o principal objetivo dos manifestantes era demonstrar a insatisfação em relação à política estadunidense "Condoleezza Rice não é bem vinda no nosso país. A juventude brasileira é contra o imperialismo e se mobiliza contra essa guerra", disse.

Na mesma entrevista o diretor da entidade, André Tokarski, disse concordar que o Brasil pode se beneficiar firmando acordos com os EUA, mas deixa claro sua desconfiança. "Eles representam um grande mercado para o Brasil, mas os acordos sempre favorecerão os Estados Unidos. Essa visita, por exemplo, é uma tentativa norte-americana em garantir sua presença no conflito da Colômbia", ressalta.

Munidos de cartazes e rostos pintados, os estudantes jogaram tinta vermelha na rua, simbolizando o sangue das pessoas que morreram em guerras como a do Iraque. Para terminar o protesto, queimaram a bandeira norte-americana, gritando contra a guerra Imperialista promovida pelo EUA'. "Este país investiu mais de um trilhão em guerra e nenhum centavo em paz", diziam.

Nenhum comentário: