quarta-feira, 26 de março de 2008

Conferência Nacional de Juventude já mobilizou quase 260 mil pessoas


Lançada oficialmente em setembro de 2007, a 1a Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude está ganhando a participação de cada vez mais jovens brasileiros. Segundo dados da Secretaria Nacional de Juventude, já foram realizadas 1152 conferências em mais de 745 municípios em todo o país, totalizando 258 mil pessoas envolvidas.

Deste total, o maior número registrado foi de conferências municipais, com 461 preparatórias e 284 eletivas realizadas. Estas últimas diferem das primeiras por terem a prerrogativa de escolher delegados à etapa nacional pelo fato de possuírem órgãos de juventude, como secretarias, coordenações, assessorias ou conselhos. Por elas passaram 80 mil pessoas.


Um dos destaques da Conferência no envolvimento da juventude têm sido as conferências livres. Esta modalidade inova nas formas de participação pelo fato de poder ser organizada por qualquer entidade ou instituição. Em quatro meses os 401 eventos deste tipo mobilizaram 70 mil pessoas e envolveram 350 organizações. Os principais promotores foram os movimentos sociais e as ONGs, seguidos dos mandatos parlamentares e programas de governo.


Para o coordenador da Conferência Nacional, Danilo Moreira, a mobilização para a conferência está sendo bastante satisfatória, sobretudo se for levado em conta que faz pouco tempo que o tema juventude passou a integrar a agenda pública em nível nacional e que esta é primeira Conferência de Juventude promovida pelo governo federal. “Os debates têm gerado propostas cada vez mais ricas para as etapas estaduais e nacional. Mas a grande novidade é o amplo envolvimento dos movimentos juvenis por meio das conferências livres. Estou certo de que o debate sobre políticas de juventude está ocorrendo em todo o País e vai ganhar um espaço ainda maior em 2008”.


A mobilização também está ocorrendo nos estados. Após eventos de lançamento que sozinhos já reuniram mais de 15 mil pessoas, já foram realizadas seis encontros com a participação 6,7 mil pessoas. Ao total, as conferências nas 27 Unidades da Federação devem envolver de mais de 30 mil pessoas.

Todas as etapas preparatórias culminam no momento nacional, que acontece entre 27 e 30 de abril em Brasília. Lá, todas as propostas feitas serão debatidas por mais de 2000 delegadas e transformadas em um conjunto de diretrizes a serem apresentadas ao poder público.

Nenhum comentário: